Estudo Revela que a Autonomia dos Veículos Elétricos Diminui em Climas Quentes
As baterias dos carros elétricos usados em climas frios e oceânicos tendem a manter uma maior autonomia do que as dos veículos usados em climas quentes, de acordo com um novo estudo da Recurrent Auto.
Até agora, pensava-se que o frio era o pior inimigo das baterias, mas a pesquisa mostra que o calor também é prejudicial. A Recurrent Auto, com acesso a dados de mais de 12.500 modelos Tesla nos EUA, avalia a "pontuação de autonomia" dos carros elétricos. Estes dados mostram a percentagem de autonomia restante em comparação com um carro novo.
Os Tesla Model Y de 2020 usados nas regiões mais frias dos EUA mantêm 95% da autonomia original, enquanto os que operam em climas mais quentes têm uma média de 92%.
A Recurrent Auto utilizou como referência a autonomia observada no momento da compra, e não a declarada durante a homologação EPA. Os Tesla foram escolhidos por serem populares e por usarem um sistema de gestão térmica de bateria eficaz, que mantém as células a uma temperatura segura.
Como Proteger a Bateria no Calor
Para proteger as baterias em climas quentes, recomenda-se estacionar o carro na sombra ou numa garagem. Se isso não for possível, deixar a bateria parcialmente carregada ajuda a longo prazo, especialmente em veículos sem gestão térmica ativa.
A perda de autonomia no frio é temporária e a performance da bateria volta ao normal quando a temperatura aumenta. Anteriormente, a Recurrent Auto mostrou que a taxa de degradação da autonomia é semelhante entre veículos que usam carregamento rápido DC e os que utilizam carregamento AC.