A privação de sono parece resultar em pessoas a sentirem-se mais velhas do que são, com uma "idade subjectiva".
Quão velho alguém se sente, ou a sua idade subjectiva, tem sido associado a vários resultados de saúde física e mental, especialmente depressão. "Idade é mais do que apenas percepção", diz Leonie Balter do Instituto Karolinska, na Suécia. "Sabemos que aqueles que se sentem mais jovens do que a sua idade real vivem mais saudáveis e por mais tempo."
Dada a importância do sono para a nossa saúde mental e física, Balter e John Axelsson, também no Instituto Karolinska, decidiram investigar se este afecta a nossa idade subjectiva.
O par recrutou 429 pessoas - com idades entre 18 e 70 anos - para responder a um inquérito sobre a sua percepção da idade e quanto tinham dormido nos últimos 30 dias.
Eles descobriram que relatar sono insuficiente estava ligado aos participantes a sentirem-se mais velhos do que eram, com cada dia de sono ruim a adicionar em média 0,23 anos à sua idade subjectiva. Em contraste, aqueles que relataram dormir o suficiente ao longo dos 30 dias tinham uma idade subjectiva que era, em média, 5,81 anos mais jovem do que a sua idade real.
Na segunda parte do estudo, o par recrutou mais 186 pessoas. Durante duas semanas, estes participantes foram instruídos a dormir 9 horas durante duas noites consecutivas, registadas por um registo de sono e um dispositivo de rastreamento do sono. Em seguida, foram instruídos a restringir o seu sono para apenas 4 horas por duas noites consecutivas.
Após este período de restrição de sono, eles relataram sentir-se em média 4,44 anos mais velhos do que eram, enquanto na condição de 9 horas de sono, sentiram-se 0,24 anos mais jovens. Em comparação com aqueles que se sentiam menos fatigados, aqueles que estavam mais cansados relataram sentir-se cerca de 10 anos mais velhos.
Os resultados mostram que o sono é um indicador-chave de quão velhas algumas pessoas podem sentir-se, o que está ligado à nossa saúde, diz Balter. "Se proteger o seu sono, pode sentir-se mais jovem", diz ela.